Utilidade Pública

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em municípios do Oeste

                                            Ordens judiciais foram cumpridas ao longo desta terça-feira (Foto: Divulgação) 

   O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou nesta terça-feira, dia 4, a segunda fase da Operação Unidade Móvel, com o cumprimento de 50 mandados de busca e apreensão em vários municípios de Santa Catarina. A maioria das ordens judiciais foi cumprida na região Oeste (veja a lista logo abaixo).  A investigação que apura possíveis crimes de fraude em licitações públicas e associação criminosa, que teriam sido praticados no período de 2021 a 2024. As ações desencadeadas hoje são desdobramentos da primeira fase da Operação Unidade Móvel, deflagrada em março de 2024. O Gaeco agiu em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da comarca de São Miguel do Oeste.  Expedidos pela Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Oeste, os mandados foram cumpridos por integrantes do Gaeco com apoio das Polícias Civil, Militar e Penal de Santa Catarina. As 50 ordens de busca e apreensão foram cumpridas em endereços comerciais, residenciais e em órgãos públicos nos seguintes municípios: 

▪ Águas Mornas
▪ Antônio Carlos
▪ Bandeirante
▪ Belmonte
▪ Bom Jesus do Oeste
▪ Chapecó
▪ Cordilheira Alta
▪ Criciúma
▪ Descanso
▪ Flor do Sertão
▪ Guaraciaba
▪ Iporã do Oeste
▪ Itapema
▪ Jardinópolis
▪ Maravilha
▪ Mondaí
▪ Paraíso
▪ Princesa
▪ Rio Fortuna
▪ Riqueza
▪ Santa Helena
▪ São João do Oeste
▪ São José do Cedro
▪ São Miguel do Oeste
▪ Sul Brasil
▪ Tijucas
Segundo a investigação, um grupo de pessoas estaria cometendo crimes em licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos que facilitariam a contratação das empresas que atuavam no ramo de transporte de pacientes, de assessoria às Secretarias de Saúde dos municípios contratados e na aquisição de sistemas informatizados 


                                                       (Foto: Divulgação)

    Na decisão, além das buscas, o Judiciário deferiu o pedido de suspensão da participação de investigados em licitações e contratações com o poder público, tanto pessoalmente quanto por intermédio das empresas implicadas na investigação.   A decisão também determinou o bloqueio de valores e ativos financeiros na ordem de mais de R$ 3,4 milhões, em relação a investigados e pessoas jurídicas envolvidas nos crimes apurados.  O nome "Unidade Móvel" faz alusão ao transporte intermunicipal de pacientes, principal serviço colocado à disposição dos municípios pelas empresas investigadas.    A Polícia Científica de Santa Catarina acompanha as ações. A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.  Operação Unidade Móvel  A primeira fase da operação foi deflagrada em março de 2024 pelo Gaeco, em uma investigação que apurava crimes em licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos que facilitariam a contratação das empresas que atuavam no ramo de transporte de pacientes e de assessoria às Secretarias de Saúde dos municípios contratados. Na ocasião, 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Descanso, Paraíso, Belmonte, Tunápolis, Iporã do Oeste, Flor do Sertão e Itapema, em Santa Catarina, e Flor da Serra do Sul, no Paraná.

Fonte: Oeste Mais

 

STJ mantém prisão domiciliar para advogada denunciada na Operação Balthus


                                            Equipe do GAECO durante os trabalhos da operação. (Foto: GAECO/Divulgação)   

A decisão foi tomada ao conceder a ordem de Habeas Corpus impetrado pelos advogados  O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, confirmou, na última terça-feira (04), a liminar concedida em 2024 e manteve a prisão domiciliar de uma advogada denunciada na "Operação Balthus". A decisão foi tomada ao conceder a ordem de Habeas Corpus impetrado pelos advogados Eber Bundchen e Darlan de Lima. O Ministério Público Federal se manifestou favoravelmente ao pedido. Apesar da decisão, ainda cabe recurso para o Supremo Tribunal Federal (STF).  O processo segue em tramitação, aguardando julgamento do mérito. Já estão agendadas audiências para a oitiva das testemunhas de acusação e defesa, além dos interrogatórios dos réus. 

Sobre a Operação Balthus  Deflagrada em junho de 2024, a Operação Balthus é resultado de investigações que tiveram início um ano antes. Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e três de suspensão cautelar do exercício da advocacia. As ordens foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Joaçaba e cumpridas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que também realizou uma prisão em flagrante por porte irregular de arma de fogo. A operação recebeu o nome "Balthus" em referência a um tipo específico de nó de gravata, o "nó Balthus". No linguajar prisional, "gravata" é um termo utilizado para designar a atuação de advogados em atividades ilícitas. A investigação apontou indícios de envolvimento de advogados em esquemas criminosos, o que motivou as medidas judiciais adotadas. As apurações continuam, e a expectativa é que novas diligências possam esclarecer o envolvimento dos acusados e a extensão das atividades ilícitas investigadas. O caso segue sob sigilo judicial, e novos desdobramentos são aguardados nas próximas fases do processo.

Abertura do Ano Letivo Reúne Equipe da Educação Municipal em Luzerna


A Prefeitura de Luzerna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira a abertura oficial do ano letivo de 2025. O evento reuniu todos os profissionais da rede municipal de ensino, incluindo professores, merendeiras, serventes, diretoras, secretários de escola e demais colaboradores da área da educação.
A solenidade contou com a presença do prefeito Juliano Schneider, da vice-prefeita Lucimar Trevisan e da secretária municipal de Educação, Direce Dalla Costa , que deram as boas-vindas aos servidores e reforçaram o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos. Durante o evento, foram apresentados os objetivos e metas para o novo ano letivo, destacando a importância do trabalho em equipe para garantir um ambiente escolar acolhedor e propício ao aprendizado.




 

Escola Municipal São Francisco divulga cronograma da semana de adaptação


A adaptação é muito especial para todos: crianças, familiares e professores. Tudo é novo, tudo precisa ser descoberto. Para isso, tempo, paciência abertura ao novo e ao diálogo são elementos que precisam estar presentes neste período em que a criança começa a frequentar a creche. Quando iniciamos um trabalho novo ou quando vamos a um lugar desconhecido, sem saber ao certo que caminho devemos percorrer, como nos sentimos? Alguns responderão ansiosos, outros angustiados, todos apreensivos. Assim, a semana de adaptação acontecerá da seguinte forma:

MATUTINO
06 e 07/02 – 7h 30min às 9h 30min
10/02 – 7h às 9h30min
11/02 – 7h às 10h
12/02 – 7h às 10h30min
13/02 – 7h às 11h
14/02 – 7h às 11h30min
VESPERTINO
06 e 07/02 – 13h 30min às 15h 30min
10/02 – 13h às 15h30min
11/02 – 13h às 16h
12/02 – 13h às 16h30min
13/02 – 13h às 17h
14/02 – 13h às 17h30min

O almoço somente será servido a partir do dia 17/02. Assim, a partir dessa data as crianças poderão ficar em período integral As dúvidas, por mais simples que você considere, devem ser esclarecidas, estaremos a disposição para atendê-los da melhor forma possível e dentro de nossas possibilidades. Atenciosamente: Diretora Angela Hericks Antunes e Equipe Gestora.

 

Programa Bombeiro Mirim vai atender Luzerna e mais 6 municípios da região


 

O Corpo de Bombeiros Militar de Joaçaba, está pelo quarto ano consecutivo realizando o Programa Bombeiro Mirim nas escolas. Neste ano o programa será ampliado e vai contar com a participação de escolas municipais dos municípios de Treze Tílias, Ibicaré, Luzerna, Erval Velho e Lacerdópolis, bem como a continuidade nos municípios de Joaçaba e Herval D’Oeste. Alunos, pais, professores, diretores de escolas e secretarias municipais de educação estão se engajando nesta atividade que leva, além de prevenção de acidentes e incêndios, orientações de segurança meio aquático, acionamento dos serviços de emergência, preservação do meio ambiente e valores e cidadania. Ao final, todas as turmas farão uma visita ao quartel para conhecer a rotina diária dos bombeiros, conhecer os materiais e equipamentos de proteção individual, como roupa de combate a incêndios, equipamentos de resgate veicular, combate à incêndios, material aquático e também atividades de recreação para as crianças como tirolesa e lançamento de água com uso de mangueira e esguicho.Empresas podem ser parceiras dos programas sociais do CBMSC, adotando uma escola ou uma turma, entrando em contato com o @cbmsc.joacaba.

veja essa Noticia curiosa sobre mês de Fevereiro


 

O próximo mês de Fevereiro será o último Fevereiro que alguém que vive agora verá.  Isso porque o mês de Fevereiro deste ano tem a seguinte característica que acontece apenas uma vez em 823 anos.  Este mês de fevereiro tem:

 4 domingos.

 4 segunda-feira.

 4 terça-feira.

 4 quarta-feira.

 4 quinta-feira.

 4 sexta-feira.

 4 sábados.

Mas um de seus dias terá a duração de 25 horas.

 Isso é chamado de MiracleIn.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...