Utilidade Pública

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Trimestre deve ser de chuva, temporais e frio tardio em Santa Catarina


 

Com a aproximação da primavera no Hemisfério Sul, os próximos meses (setembro, outubro e novembro) trazem consigo mudanças significativas no clima de Santa Catarina. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado, chama atenção para a ocorrência de chuvas mais frequentes, além da possibilidade de temporais e ventos fortes, comuns nessa época do ano. As informações meteorológicas indicam que, apesar de estarmos em uma fase de neutralidade climática, a expectativa é que o fenômeno La Niña se desenvolva entre a primavera e o início do verão, com fraca intensidade.  A primavera é conhecida pelo aumento nos volumes de chuva em comparação ao inverno. De acordo com a central de monitoramento da Defesa Civil, durante o mês de setembro, espera-se que as precipitações variem entre 150 e 250 mm em grande parte do estado, com exceção de áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis, onde os volumes devem ser mais baixos, entre 100 e 150 mm. O meteorologista Felipe Theodorovitz, explica que, em outubro as chuvas aumentam ainda mais, com acumulados entre 200 e 250 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. Já  novembro, a distribuição das chuvas se torna mais irregular, com volumes que podem variar de 140 a 170 mm no Grande Oeste e entre 110 e 140 mm nas demais regiões. Além disso, temporais típicos de primavera são esperados, especialmente no final das tardes e início das noites. Esses eventos podem provocar ventos fortes, queda de granizo, alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis. Mesmo com a tendência de aumento gradual das temperaturas, a entrada de massas de ar frio ainda é comum no início da primavera, especialmente em setembro. Essas massas de ar podem trazer quedas significativas nas temperaturas, favorecendo a formação de geadas e a ocorrência de dias com grande amplitude térmica – frio pela manhã e temperaturas mais amenas à tarde. Histórico de Ocorrências  De acordo com o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (PPDC-SC), o período de setembro a novembro é marcado por um aumento nas ocorrências de desastres naturais, como enxurradas, inundações, vendavais e queda de granizo. O mês de setembro é particularmente crítico, sendo o segundo com maior número de ocorrências, perdendo apenas para janeiro. Este é o mês com o maior número de registros de vendavais e inundações, além de um número significativo de ocorrências de granizo e enxurradas.

Fonte: Defesa Civil


Início de semana de sol entre nuvens em Santa Catarina


 

A segunda-feira (2) começou com nevoeiros, mas o dia será de sol com algumas nuvens em Santa Catarina. Conforme previsão da Epagri/Ciram, a temperatura terá pouca elevação. Na terça-feira (3), o tempo se mantém firme, com sol entre nuvens, devido a massa de ar seco e quente. Temperatura baixa ao amanhecer e em elevação gradativa durante o dia. Já na quarta-feira (4), ocorre aumento de nebulosidade no decorrer do dia, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul. Temperatura mais elevada à tarde. Para a quinta-feira (5), mais nuvens e chuva isolada no início do dia em devido à passagem rápida de uma frente fria de fraca intensidade. Temperatura em declínio no decorrer do dia.   Na sexta-feira (6), sol com algumas nuvens devido a uma massa de ar seco e frio. Temperatura baixa ao amanhecer e em elevação gradativa durante o dia.

Campanha mobiliza a comunidade para ajudar o Hospital São Roque de Luzerna


 

O Centro Acadêmico de Medicina Professor Bruno Rodolfo Schlemper Junior, da Unoesc Joaçaba, lançou o projeto "Movimento Solidário", uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para o Hospital São Roque de Luzerna. A ação, que vai até o dia 31 de outubro, busca envolver a comunidade em uma causa solidária. A iniciativa conta com o apoio de entidades e empresas da região, como ACIOC, CDL, OAB, Prefeitura de Joaçaba, SESI, SENAI, Unicred e Unoesc. Caixas de coleta serão disponibilizadas em diversos pontos da cidade para facilitar as doações. O "Movimento Solidário" visa fortalecer o atendimento e o conforto dos pacientes do Hospital São Roque, conhecido por seu trabalho com pacientes psiquiátricos e de cuidados prolongados. O Centro Acadêmico de Medicina da Unoesc convida todos a participarem, contribuindo para transformar a realidade e oferecer mais dignidade aos que precisam.

Como Participar

As doações podem ser realizadas até 31 de outubro de 2024. Confira os pontos de coleta:

  • Unoesc – Campus 1 (Multimeios) e Campus 2
  •  AMU – Ambulatório Médico Universitário
  • Prefeitura de Joaçaba
  • Secretaria de Saúde
  • Banco Unicred
  • SESI Joaçaba (Academia)
  • SENAI Luzerna
  • OAB Subseção Joaçaba
  • Hospital São Roque - Luzerna

Para mais informações, entre em contato com Danieli Rebonatto pelo telefone (49) 99999-6329 ou pelo Instagram @camed_unoesc.

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...