Utilidade Pública

terça-feira, 15 de abril de 2025

Clima Data marcada: quando o frio intenso dará as caras; haverá chance de geada nos próximos dias


 

O frio intenso tem data para dar as caras no Brasil. A chegada de uma nova frente fria promete baixar as temperaturas e garantir que o termômetro irá marcar menos de 10°C antes do fim de abril. As informações são do Climatempo. Conforme a previsão do tempo, as temperaturas baixam após o feriado de Páscoa e de Tiradentes, a partir do dia 23 de abril. No período, uma massa de ar frio, de origem polar e de forte intensidade, deve se deslocar por todo o Brasil. A condição deve trazer um frio intenso nos parâmetros dos estados do Centro-Oeste e São Paulo, além de levar para estados como Rondônia e Acre o fenômeno da “friagem”. O meteorologista da ClimaTempo, Vinícius Lucyrio comenta como o frio intenso vai atingir as regiões brasileiras:“Esse ar frio deve entrar sobre o interior do Brasil também e é provável que tenha força para causar temperaturas abaixo dos 10°C no Paraná, em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. A intensidade do frio no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, vai depender da posição e do deslocamento do ciclone extratropical que deve se formar com esta frente fria.  Previsão para Santa Catarina inclui frio intenso, geada e chuva   Segundo a previsão do tempo para abril da Epagri/Ciram, Santa Catarina terá condições de geada entre 20 e 23 de abril, especialmente no Meio-oeste e Serra catarinense. No final do mês, nos dias 26 e 27, uma nova frente fria deve trazer chuva para todas as regiões do estado.

Fonte: ND+

#PortalWillian

Brasil e Mundo Concurso Correios: Resultado final é divulgado; saiba como acessar


 

Os Correios divulgaram o resultado final do concurso para agentes e analistas da companhia pública. Veja como acessar o resultado do concurso. As listas de aprovados foram elaboradas com base nos resultados das provas e dos procedimentos de verificação (para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência). Os aprovados já podem ser chamados e contratados pelos Correios. Saiba como consultar a lista final de aprovados no concurso dos Correios: 

  • Acesse a página oficial do concurso dos Correios.
  • Clique na opção “Resultados” e escolha entre as categorias Carteiro ou Nível Superior.
  • Para cargos de nível superior, selecione a função para a qual houve inscrição.
  • Informe a localidade escolhida no momento da inscrição.
  • Escolha o tipo de lista desejada: ampla concorrência, negros/indígenas ou pessoas com deficiência.
  • Por fim, clique em “Ver lista” para visualizar os resultados.

Com a homologação do resultado, inicia-se o prazo de validade do concurso, que será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, conforme decisão da empresa. Dessa forma, a seleção permanecerá válida até abril de 2026.

Fonte: CNN

#PortalWillian

Brasil e Mundo Governo federal apresenta a LDO de 2026 nesta terça com novo valor para o salário mínimo


 

O governo federal deve enviar nesta terça-feira, 15, ao Congresso Nacional a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O texto antecipa as bases do Orçamento do próximo ano, que será marcado por eleições gerais, e traz projeções econômicas do governo como a meta fiscal, o valor do salário mínimo e estimativas para inflação, PIB, dívida pública e despesas federais. O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) será o relator da proposta da LDO. Ele foi escolhido pela Comissão Mista de Orçamento, responsável por analisar o projeto enviado pelo governo. Depois dessa análise, a proposta segue para votação. Pela regra, o Congresso precisa aprovar a LDO até o dia 17 de julho. Vale lembrar que neste ano, o Orçamento Geral da União foi sancionado com três meses de atraso. Na LDO de 2026, o governo vai sugerir que o salário mínimo seja 1.627 reais a partir de janeiro do ano que vem o que representa um reajuste de 7,18% sobre os atuais 1.518 reais. A estimativa ainda pode mudar até a aprovação final da Lei Orçamentária Anual (LOA), a depender do comportamento da inflação. A fórmula para calcular o valor do salário mínimo considera a inflação acumulada até novembro do ano anterior (neste caso, a previsão para 2025), somada ao crescimento do PIB de dois anos antes — ou seja, de 2024. O PIB de 2024 avançou 3,4%, mas o reajuste do salário mínimo para 2026 seguirá uma regra mais restritiva aprovada pelo governo no ano passado, no pacote de corte de gastos. Pela nova fórmula, o ganho real — ou seja, acima da inflação — está limitado a 2,5%, de acordo com as regras do arcabouço fiscal. Isso significa que, mesmo com o PIB avançando mais, o aumento do mínimo será moderado. Na prática, o valor proposto de R$ 1.627 incorpora a inflação estimada para 2025 somada ao ganho real de 2,5%. O governo também deve reafirmar a meta de superávit primário de 0,25% do PIB, conforme já previsto na LDO anterior. O projeto mantém ainda uma banda de tolerância de 0,25 ponto percentual para mais ou para menos, o que abre margem para um resultado fiscal neutro (déficit zero) sem que a meta seja considerada descumprida. O plano fiscal do governo prevê metas maiores para os anos seguintes: 0,5% do PIB em 2027 e 1% em 2028.

Fonte: Veja.com

#PortalWillian

Corpo de Bombeiro Quatro pessoas ficam feridas após portão de empresa abrir com rajada de vento em Joaçaba

  Quatro funcionários ficaram feridos no final da manhã desta quarta-feira (10) após serem atingidos pelo portão de grande porte de uma empr...