Município tem mais de 60 focos
Foi confirmado pela vigilância epidemiológica de Luzerna nesta sexta-feira (22) dois casos de dengue no município. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Há também um outro caso suspeito sendo investigado no momento.
Luzerna possuí mais de 60 focos do mosquito transmissor já confirmados ,atualmente são 14 armadilhas distribuidas nos bairros ,somente na semana passada 08 focos foram constatados,segundo o agente de endemias Fabian Marcon.
A secretaria Municipal de Saúde, fez a aquisição de novos equipamentos que serão utilizados para o combate mecânico ao mosquito Aedes aegypti no município. São dois pulverizadores costais manuais e um pulverizador atomizado costal a gasolina,os recursos,foram provenientes da secretaria estadual de saúde aos municipios e Luzerna,recebeu R$ 20.000 mil reais.
Quais são os sintomas da dengue?
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são:
– Febre alta maior 38.5ºC;
– Dores musculares intensas;
– Dor ao movimentar os olhos;
– Mal estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
Fonte: Luzerna Noticias

Nenhum comentário:
Postar um comentário