Município é o único catarinense entre os 20 melhores do país
A cidade de Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, ficou entre os 20 municípios com a melhor qualidade de vida do Brasil. É a única cidade catarinense no top 20 do ranking Índice de Progresso Social (IPS), que avalia todos os municípios brasileiros. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (3) e foram obtidas com exclusividade pelo O Globo.
Dentro de cada uma há quatro componentes, que formam a média final. Mais detalhado, cada componente tem indicadores diferentes, com pesos entre eles.
O IPS deve ser feito anualmente, por isso os indicadores priorizados foram os mais recentes e o que são atualizados a cada ano. Informações como as do Censo do IBGE, que não são feitos anualmente, ou indicadores de furtos, que podem ter subnotificação, não foram considerados na equação.
Segundo o coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, a intenção não é ranquear os maiores Produtos Internos Brutos (PIB), mas sim qualificar resultados como expectativa de vida, menores taxas de homicídios e população com melhor acesso à educação.
— Queremos saber o resultado, saber se no final do dia as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida — explicou ao O Globo.
Luzerna tem cerca de 5 mil habitantes
Segundo o Censo 2022 do IBGE, Luzerna tem 5.794 habitantes. O município foi criado em 1995 quando foi desmembrado de Joaçaba. O local fica no Vale do Contestado e conta com prédios históricos, como o Seminário São João Batista, ao lado da Igreja Matriz, que atualmente abriga o Centro de Eventos.
É na cidade que fica também o Museu Frei Miguel, idealizado e organizado pelo Frei Miguel Witte, OFM, nascido na Alemanha em 1885. O espaço foi inaugurado em 1971, quando Luzerna era um distrito de Joaçaba.
O museu conta com mais de 3 mil peças, incluindo um gigantesco gavião-real, uma onça-pintada, um lobo-guará em pé, um jabiru de asas abertas, uma grande coleção de insetos e um esqueleto humano.
Melhores municípios do país
Gavião Peixoto (SP)
Brasília (DF)
São Carlos (SP)
Goiânia (GO)
Nuporanga (SP)
Indaiatuba (SP)
Gabriel Monteiro (SP)
Águas de São Pedro (SP)
Jaguariúna (SP)
Araraquara (SP)
Presidente Lucena (RS)
Luzerna (SC)
Pompéia (SP)
São Caetano do Sul (SP)
Maringá (PR)
Piracicaba (SP)
Nova Lima (MG)
Campinas (SP)
Caxambu (MG)
Vinhedo (SP)
Kássia Salles NSC

Nenhum comentário:
Postar um comentário