Veículo elétrico Rajada 2.0 será conduzido por estudantes na competição de eficiência energética, que acontece no Rio de Janeiro. O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna mais uma vez marcará presença na Shell Eco-marathon, uma das mais relevantes competições estudantis de eficiência energética do mundo. A edição de 2025 será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 30 de agosto, e contará com a participação da equipe do projeto Mobee, formada por estudantes dos cursos técnicos e de graduação do campus.
O destaque é o veículo experimental Rajada 2.0, movido a energia elétrica. O protótipo, desenvolvido desde o ano passado, agora recebe os últimos ajustes em sua estrutura, que foi moldada a partir de peças impressas em 3D para posteriormente receber a laminação da fibra de carbono em estrutura sanduíche. Essa combinação garante leveza, resistência e precisão no acabamento. Leve e eficiente, o carro atualmente pesa apenas 37 quilos — e a equipe ainda trabalha para reduzir cerca de 4 kg, com a substituição de materiais e melhorias no projeto. Na edição de 2024 da Eco-marathon, o Rajada conquistou o 7º lugar na América Latina, com um impressionante desempenho energético: 200 quilômetros percorridos por cada quilowatt-hora (km/kWh), o que equivale a andar quase 2.000 km com o mesmo custo de 1 litro de gasolina. A meta agora é superar esse feito com o novo modelo, novas células de baterias, mais leve e aerodinâmico visando a classificação para a etapa nos Estados Unidos.
“Nosso foco é eficiência, inovação e aprendizado. Cada detalhe do projeto é pensado para otimizar o consumo de energia. Os alunos estão vivenciando um processo real de engenharia, desde o desenvolvimento até a execução”, destaca o professor Mauro Pagliosa, um dos coordenadores do projeto.
União de Professores e Estudantes
A equipe será liderada pelo estudante Danilo Sbruci, do curso de Engenharia de Controle e Automação, sob a orientação dos professores Mauro Pagliosa, Rodrigo Cardoso Costa e Ricardo Kerschbaumer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário